Composição da chapa

André Rocha Cordeiro (PEP – Engenharia de Produção), Bruno Pizzi (PPGP – Psicologia), Carol Quintana (EICOS – Psicossociologia de Comun. e Ecologia Social), Eduardo Dupim (PGGEN – Genética), Eduardo Faria (PPGE – Educação), Igor Pantoja (IPPUR – Planejamento Urbano e Regional), Klarissa Silva (PPGSA – Sociologia e Antropologia), Leonardo Kaplan (PPGE – Educação), Licio Caetano Monteiro (PPGG – Geografia), Luiz Jardim (PPGG – Geografia), Mariana dos Reis Santos (PPGE – Educação), Nathalia Zuniga (PPGCAL – Ciência dos Alimentos), Paula Menezes (PPGSA – Sociologia e Antropologia), Pedro Sampaio (BIOF – Biofísica), Raquel Giffoni (PPGSA-Sociologia e Antropologia), Thaís Vargas (PPGP – Psicologia)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Melhoria das bibliotecas


A partir de uma reivindicação feita pelos pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia em relação a problemas que vinham ocorrendo na biblioteca do CFCH (não se podia entrar com livros e materiais de estudo dentro da biblioteca, reduzindo bastante a área destinada aos estudos dentro da biblioteca e no campus da Praia Vermelha), levantamos essa questão no Conselho Universitário (CONSUNI) do dia 10 de junho e, posteriormente, contactamos a coordenação do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SiBI).
No CONSUNI, o decano do CFCH, Prof. Marcelo Correa e Castro relatou as justificativas das providências tomadas pela biblioteca, enfatizando a ocorrência de vários furtos que lá ocorreram nos últimos tempos. Mesmo assim, ele se comprometeu a tomar medidas para facilitar o acesso à biblioteca, em futuras reformas na biblioteca, facilitando assim o estudo neste recinto.
No dia 19 de julho, nos reunimos, então, com a coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), Paula Mello que nos deu várias informações mais detalhadas e extremamente oportunas sobre a forma de organização, a demanda e os principais problemas das bibliotecas da UFRJ. Relatamos com mais detalhes essa reunião no Jornal da APG de Julho/Agosto. De forma resumida, o principal problema da biblioteca do CFCH deve-se à falta de espaço para ampliação, sobretudo, da área destinada aos estudos. Algumas tentativas de solucionar essa questão já foram tentadas e a estratégia atual é conseguir recursos para comprar estantes deslizantes, que compactam em muito o material que não é de uso freqüente e fazem com que haja uma economia muito grande de espaço físico. Com isso, sobraria mais espaço para abrigar os estudantes. Para tanto, seria importante ampliar os recursos anualmente destinados às bibliotecas, que hoje estão na ordem de R$ 600.000,00 a R$ 1.000.000,00, tanto para compra desse tipo de material, quanto para ampliação dos acervos, reposição de livros furtados, compra de equipamentos de segurança, entre outros. Além disso, concursos públicos para bibliotecários e para vigilantes seriam importantes para melhorar a qualidade das bibliotecas e diminuir a quantidade de furtos.
No CONSUNI do dia 23 de setembro, foi feita uma discussão relativa ao episódio ocorrido no dia 13 de setembro, quando houve invasão da Polícia Civil ao campus da Praia Vermelha com conseqüente apreensão do material da “xerox” que funciona na Escola de Serviço Social e intenção de prender o funcionário Henrique, permissionário do serviço de fotocópias. Na ocasião foram aprovadas uma moção de repúdio à ação da polícia, exigindo devolução do material, e uma resolução que regulamenta a reprodução de xerox de livros, periódicos e revistas científicas na UFRJ. A APG prestou solidariedade neste caso, lamentando o ocorrido na Praia Vermelha, tanto no que diz respeito à entrada da polícia no campus quanto em relação ao que este incidente representou para as políticas de permanência para os estudantes (perda de acervo bibliográfico que no momento estava-se tentando que fosse recuperado) apontando que a grande demanda dos estudantes por xerox tem relação com os problemas das bibliotecas, as quais não dão conta da demanda por livros e outros materiais. Como colocado pelo representante da APG, a partir do que aconteceu, a UFRJ deve tomar uma posição mais efetiva e deliberar sobre pontos que evitem que esses incidentes ocorram novamente. Nesse sentido, a representação da APG encaminhou, junto com alguns representantes docentes e dos técnico-administrativos, uma proposta para que seja tirado um dia no CONSUNI em que se discuta especialmente os problemas das bibliotecas. O texto da proposta, que consta na ata desta reunião do CONSUNI diz o seguinte: “Que seja incluído como ponto de pauta do Conselho Universitário um ponto que trate, especificamente, da questão das bibliotecas, no qual possa ser apresentado um diagnóstico do quadro atual e possam ser discutidos seus problemas (de carência de espaço, problemas estruturais nas instalações, necessidade de grande ampliação dos seus acervos, entre outros), encaminhando-se políticas no sentido de resolver tais problemas, levando-se em conta, a contratação, via concurso, de bibliotecários”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário