Composição da chapa

André Rocha Cordeiro (PEP – Engenharia de Produção), Bruno Pizzi (PPGP – Psicologia), Carol Quintana (EICOS – Psicossociologia de Comun. e Ecologia Social), Eduardo Dupim (PGGEN – Genética), Eduardo Faria (PPGE – Educação), Igor Pantoja (IPPUR – Planejamento Urbano e Regional), Klarissa Silva (PPGSA – Sociologia e Antropologia), Leonardo Kaplan (PPGE – Educação), Licio Caetano Monteiro (PPGG – Geografia), Luiz Jardim (PPGG – Geografia), Mariana dos Reis Santos (PPGE – Educação), Nathalia Zuniga (PPGCAL – Ciência dos Alimentos), Paula Menezes (PPGSA – Sociologia e Antropologia), Pedro Sampaio (BIOF – Biofísica), Raquel Giffoni (PPGSA-Sociologia e Antropologia), Thaís Vargas (PPGP – Psicologia)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Representação nos conselhos da UFRJ

A participação de representantes dos pós-graduandos nos conselhos e comissões da universidade permite levar as demandas e discutir os problemas dos pós-graduandos, fazendo com que sejamos ouvidos e possamos participar das decisões tomadas na UFRJ. A participação nos conselhos facilita também o diálogo mais aberto com a reitoria, com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) e com outras instâncias da universidade. A gestão 2010 da APG teve como uma das metas estabelecidas ainda durante as eleições passadas fortalecer a representação discente da pós-graduação, ocupando as vagas a que temos direito no Conselho Universitário (CONSUNI) e no Conselho de Ensino Para Graduados (CEPG), difundido as pautas destes conselhos e ampliando o debate aos demais estudantes. Sempre que possível e quando tratados pontos mais diretamente ligados à vida acadêmica e aos problemas dos pós-graduandos, buscamos atuar nesse sentido.
No CONSUNI, ao longo do ano, levamos questões como a cobrança pelos recursos do PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação) da CAPES, que atrasaram, e a falta de recursos da PR-2, confirmam a preocupação que havíamos levantado em janeiro sobre a necessidade de aumentar a verba para apoio aos Programas. Como conseqüência da falta de verbas, um grupo de 25 alunos do PPGE (Educação) ficou sem apoio (transporte ou ajuda de custo) para participar do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (segundo maior congresso da área educacional). Por conta disso, lemos carta escrita pelos alunos do PPGE no CONSUNI do dia 15 de abril. Participamos de importantes discussões e decisões que foram tomadas ao longo do ano no CONSUNI como, por exemplo, a política de ações afirmativas e conseqüentes políticas de acesso e permanência dos alunos oriundos de escolas públicas. No dia 9 de agosto, em reunião da APG aberta a todos, definimos ser favoráveis à reserva de vagas para estudantes de escolas públicas que normalmente não conseguem ingressar na UFRJ. Consideramos importante haver um acompanhamento dos estudantes com maiores dificuldades financeiras que irão ingressar para avaliar melhor as políticas de apoio e permanência na universidade. Pensamos também que a entrada da UFRJ no SiSU/ENEM não significa um avanço rumo ao fim do vestibular, o que só ocorreria com o livre acesso e a garantia de uma Educação Básica de qualidade. No entanto, uma vez aprovado este sistema de acesso para 2011 (40% das vagas serão via vestibular feito pela UFRJ e 60% via ENEM/SiSU, das quais 40% serão via classificação ampla e 20% serão reservadas a estudantes de escolas públicas), caberia avaliar e rediscutir o sistema de acesso para os próximos anos. 

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